sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Franquia, relação de confiança e o Pais da informalidade.

Conforme apresentado por Lindolfo Martin, franqueador da rede Multicoisas, e transcrito na obra de Rizzo e Cherto (1994):

Os conflitos, se bem resolvidos, fazem o sistema crescer. Tenho o caso dos contadores locais, que queriam questionar o conceito de transparência sugerido pelo sistema; tive muitos problemas com esses contadores. Hoje, nosso problema, inclusive para admissão de contadores para o franqueado (SIC), é de licenciar ou autorizar o contador, procurando fazer sempre uma sabatina com relação a esse conceito. Porque normalmente eles procuravam minar meu franqueado com colocações do tipo: ‘você está louco, você vai quebrar se vender tudo com nota’. E ele não tinha culpa, pois jamais tivera um cliente com tal postura. E tem um problema: o contador era um aliado do dia a dia do franqueado, e eu estava a setecentos quilômetros de distância. Essa figura é muito importante nas minhas novas franquias, e tenho de trazer o contador para bem próximo do sistema. (RIZZO e CHERTO, 1994, p.47)

RIZZO, M.; CHERTO, M. Franchising na Prática. São Paulo: Makron Books, 1994.

Nenhum comentário: